fbpx

Pneumonia em cães e gatos – Causas, Sintomas e Tratamento

Assim como nos humanos, a pneumonia é uma condição muito comum em cães e gatos. Causada, muitas vezes, por uma gripe não curada, ou baixa-imunidade, a pneumonia pode ser fatal, para os peludinhos, se não for tratada rapidamente.

Ficou curioso? Continue a leitura!

pneumonia em cães e gatos tratamento causas e cuidados

O que pode causar pneumonia em cães e gatos

Pneumonia é um processo infeccioso e inflamatório resultante da invasão e crescimento excessivo de micro-organismos, na maioria deles, bactérias, que se instalam e se replicam nos pulmões, interferindo na defesa do organismo e provocando a produção de secreções intra-alveolares.

Leia também: Quais são os sinais de depressão em pets?

Causas

Geralmente, o pet já possui uma comorbidade preexistente que favorece a infecção pelos patógenos  (bactérias, fungos, vírus),por exemplo. Filhotes e idosos são mais sensíveis e podem desenvolver a forma grave da doença.

Qualquer organismo, incluindo vírus e fungos, pode causar pneumonia, mas a causa mais comum são as bactérias, especialmente estreptococos e micoplasmas. Embora exista a ocorrência de pneumonia viral, o vírus frequentemente desempenha um papel importante na fraqueza pulmonar, gerando pneumonia secundária causada por bactérias. A pneumonia fúngica se desenvolve muito rápido e pode ser fatal, mas geralmente ocorre quando o sistema imunológico está fraco. A inalação de poeira contaminada em pessoas previamente saudáveis ​​pode, às vezes, causar doenças pulmonares fúngicas.

A pneumonia também pode ocorrer como hipersensibilidade ou reação alérgica às substâncias como fungos, umidificadores, fezes de animais, ou lesões químicas e físicas (como inalação de fumaça).

Sintomas

Os primeiros sintomas de pneumonia em cachorro podem se assemelhar a um resfriado comum, com espirros e tosse. Contudo, com a evolução do quadro, o animal pode apresentar sinais como:

  • aumento da taxa de respiração;
  • aumento da secreção nasal e ocular;
  • respiração ofegante;
  • apatia;
  • perda de apetite e/ou perda de peso;
  • febre (acima de 40°C)
  • latidos ou miados roucos;
  • boca e língua com tom azulado.

Diagnóstico da Pneumonia em cães e gatos 

Ao levar o animal ao médico-veterinário, o profissional vai perguntar sobre o histórico do paciente, além de auscultar o pulmão e conferir a temperatura. No geral, com o exame físico, é possível suspeitar de um quadro de pet com pneumonia. Mas na maioria das vezes, o médico-veterinário solicita testes complementares, que permitem uma melhor avaliação da saúde do peludinho. Os exames de sangue, por exemplo, ajudam a determinar se o pet foi afetado por algum vírus ou bactéria.

Além do exame de sangue, é comum que a radiografia seja feita. Ela permite que o pulmão do peludinho seja avaliado. Isso é importante tanto para confirmar o diagnóstico como para estabelecer como tratar a pneumonia.

Prevenção em gatos

Existem vacinas para prevenir doenças e assim reduzir as chances de pneumonia felina. As vacinas da Zoetis, Felocell CRV e a Felocell-C, protegem os bichanos de diversos males que compõem o chamado complexo respiratório felino, como a rinotraqueíte, calicivirose, além da panleucopenia, que é uma doença gastrointestinal.

Tratamento

Alguns animais com pneumonia podem precisar de hospitalização, especialmente no caso de desidratação grave e infecção, ou quando precisam de oxigenoterapia.

A causa deve ser determinada para combatê-la com tratamentos específicos. O tratamento geralmente é baseado em antibióticos contra infecções e anti-inflamatórios, especialmente corticoides, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Todo medicamento deve ser prescrito somente por um médico veterinário, após exames clínicos.

Casos menos graves podem ser tratados em casa, mas é preciso dedicação do tutor com os medicamentos.

Em caso de mudança de comportamento, leve o seu peludinho ao veterinário. Afinal, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor o seu peludinho pode ficar!

Quem não deseja uma vida longa para o seu amigo de 4 patas, não é?

Acesse o site da Plamev Pet e conheça os nossos planos de saúde!
Não deixe de acompanhar o nosso Instagram e Facebook para ter acesso a outros conteúdos e muitas novidades do mundo pet!

Plamev Pet, o jeito inteligente de cuidar do seu peludinho! 🐶🐱