fbpx

Os cuidados necessários com gato branco e albino

Os gatos brancos sempre chamaram a atenção, por causa de suas características únicas. Mas poucas pessoas sabem que essas diferenças não estão apenas na aparência, mas nos cuidados gerais com a saúde do pet.

Para entender as principais diferenças dos gatos brancos, consulte os 3 cuidados especiais e necessários que esses peludinhos precisam.

Continue a leitura!

Diferença entre gato branco e albino

Antes de falarmos dos gatos brancos precisamos citar os gatos albinos, pois muitas pessoas confundem os dois. Muitos acreditam que os gatos brancos são albinos, mas isso não é verdade; os gatos albinos são resultado de uma alteração genética que, além de influenciar na cor da pelagem, também influencia na cor dos olhos.

Listamos abaixo as principais características de um gato albino:

  • É incapaz de produzir melanina;
  • A pele é totalmente rosada;
  • Os olhos são obrigatoriamente claros (podendo ser um de cada cor – heterocromia);

Os gatos brancos, por sua vez,  apenas possuem a pelagem branca, mas não possuem deficiência na produção de melanina.

Leia também: Como socorrer pet em acidentes domésticos

Principais cuidados com os felinos brancos e albinos

Proteção ao sol

Um dos principais cuidados com os gatos brancos é a exposição ao sol. Há pouca ou nenhuma melanina na pele desse tipo de gatinho. Portanto, em comparação com outros gatos, sua proteção contra o sol é muito mais fraca. Logo, é importante que o tutor evite que ele se exponha excessivamente aos raios solares.

O ideal é evitar a exposição, mas se isso não for possível, pode-se usar protetor solar pet para proteção. Com isso, você estará protegendo o seu gato de doenças como câncer de pele, queimaduras de sol e dermatites.

Possíveis problemas de visão

Estudos demonstraram que gatos brancos com olhos azuis têm maior probabilidade de ter problemas de visão. É importante prestar atenção a quaisquer sintomas ou irritação no gato.

Outro ponto importante a ser observado é a claridade. Como dito anteriormente, os gatinhos albinos têm olhos azuis ou heterocromia (duas cores) e sofrem com a falta de melanina. Luzes muito fortes podem irritar a visão deste pet.

Surdez

Alguns acreditam que gatos brancos podem ter a audição limitada, essa crença tem um parcela de verdade. Não que isso seja uma regra prática, mas, na verdade, os gatos domésticos tendem a ter problemas de audição devido ao seu status genético. Segundo especialistas, 72% dos gatos brancos de olhos azuis são totalmente surdos.

Vale ressaltar que o acompanhamento veterinário é fundamental para todos os pets, principalmente os gatos brancos, pois enfrentam maiores riscos no desenvolvimento de problemas de saúde.

Raças de gatos brancos

Caso você esteja pensando em adotar um peludinho com pelos branquinhos, aqui está uma lista das raças em que eles são vistos com mais frequência:

  • SRD (Sem raça definida);
  • Persa;
  • Bobtail Japonês
  • British Shorthair
  • Exótico (Exotic Shorthair)
  • Cornish Rex
  • Angorá Turco
  • Burmilla.

Acesse o site da Plamev Pet e conheça os nossos planos de saúde!
Não deixe de acompanhar o nosso Instagram e Facebook para ter acesso a outros conteúdos e muitas novidades do mundo pet.

Plamev, o jeito inteligente de cuidar do seu pet! 🐶🐱🐾