fbpx

Meu cachorro só come comigo ao lado! O que pode ser?

Quando você está prestes a sair de casa, seu cachorro fica muito agitado? E ele chora muito quando você sai? Ou até mesmo só come quando você está perto? De vários comportamentos que mais incomodam os tutores, estes e a destruição de coisas da casa, xixi e cocô fora lugar e o latido quando o pet está sozinho são os mais comuns.

Na maioria das vezes, esses problemas são relacionados à falta de educação do pet, tédio, falta de exercício e outros. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que quando o cão adota esses comportamentos de uma única vez e somente quando está sozinho em casa, é um sinal da síndroma da ansiedade de separação, que está cada vez mais comum nos cães. Isso significa que o seu peludinho antecipa o sofrimento de ficar longe de você,

 

Como identificar os sintomas e tratar a ansiedade de separação?

Alguns cães apresentam sinais mais leves e outros um quadro mais grave, com diversas complicações. A sugestão é que você observe o comportamento dele. Se ele apresentar alguns sinais isolados de desconforto, mas consegue ficar sozinho em casa sem maiores problemas, faça alguns exercícios simples que poderão ajudar ele a ter mais independência.

Agora, se seu cachorrinho quando fica sozinho adota um comportamento mais agressivo, tenta fugir, destrói coisas em casa, saliva muito, faz xixi ou coco pela casa toda ou ainda não come nada a recomendação é que você procure um acompanhamento profissional.

 

Como lidar com ansiedade de separação?

Nunca faça nada sem consultar o veterinário ou um especialista no assunto. Alguns sinais que você age e reage às coisas que vai mostrar como ele vai se comportar na sua ausência.

 

Antes de sair de casa:  uma boa dica é fazer com que ele gaste energia, isso fará com ele fique mais calmo na hora que você for sair.  Brinque muito ou dê um passeio com ele. Assim, ele vai ficar mais cansado e propenso a comer e beber água sozinho.

 

Na hora de sair:  Evite despedidas longas, pois essa atitude mostra ao seu cãozinho que você também está sofrendo por ter que deixa-lo sozinho. Afaste as tentativas dele de chamar sua atenção. Outra dica que funciona bem é deixar uma variedade grande de brinquedos disponíveis para que ele tenha com o que se distrair. Brinquedos que envolvem comida são uma boa arma contra o estresse. Um pet ocupado tende a fazer menos bagunça e consequentemente a se sentir mal enquanto fica sozinho em casa.

 

Na sua chegada:  Quando você chegar, evite aquela animação de chegada com seu peludinho. Isso porque se ele tiver feito alguma bagunça ou ter adotado um comportamento fora do comum, a sua agitação vai mostrar que ele fez algo certo e então, ele fará novamente. Se você chegar calmo, ele vai aprender que ficar só é apenas mais uma parte da rotina.

 

E se não der certo?

Essas são apenas algumas dicas simples que você pode adotar para melhorar o tempo que seu cachorro fica sozinho em casa. Se você perceber que o comportamento dele não muda ou ainda piora, procure um especialista em comportamento animal para ajudar.