fbpx

Como socorrer um pet em acidentes domésticos?

Assim como as crianças, os nossos peludinhos exigem cuidado redobrado em casa. Curiosos e sempre explorando tudo ao seu redor, é importante manter um local seguro para evitar acidentes domésticos com eles.

Mas o que fazer quando, ainda assim, o pet acaba se acidentando? É importante lembrar que apenas o médico veterinário é capacitado para auxiliar, nestes casos, mas muitos procedimentos iniciais podem fazer a diferença!
Confira as nossas dicas:

Intoxicação

Falta de apetite, vômitos e diarreias podem ser sinais de intoxicação. Muitas vezes, não é possível descobrir a origem do problema, ou o que o pet ingeriu, então, o correto é correr para o veterinário. Não espere vários dias para consultar o peludinho e sempre observe a rotina de alimentação dele, pois qualquer alteração pode ser indicativo de problemas graves.

Engasgo

Ver o pet engasgando deixa qualquer um assustado. Caso isso aconteça, não demore em socorrê-lo. Abra a boca do peludinho e usando o dedo indicador, ou mindinho, como um “anzol”, tente retirar o que pode estar bloqueando a via respiratória. Você pode usar uma lanterna para enxergar melhor, durante o processo.

Em casos mais graves, você pode usar a Manobra de Heimlich:
– Segurando as costas do pet contra o seu peito, abrace-o e coloque as suas mãos abaixo das costelas dele.
– Faça força, pressionando para cima, para que o ar force saída e libere as vias respiratórias.
warning Mesmo que o procedimento dê certo, é preciso levar o peludinho ao veterinário, pois muitos objetos podem ferir a garganta do pet.

 Lesão com sangramento

Outro susto que podemos tomar é ver o cão ou gato sangrando. Caso isso aconteça, limpe o ferimento com soro fisiológico ou água mineral e estanque o sangramento, fazendo pressão no local, com ajuda de uma gaze.

Neste caso, também deve-se consultar um médico veterinário para tratamento adequado.

Lembrando que esses procedimentos devem ser feitos como primeiros-socorros, mas é importante sempre levar o pet ao veterinário em caso de acidentes.

Acesse o site da Plamev Pet e conheça os nossos planos de saúde!
Não deixe de acompanhar o nosso Instagram e Facebook para ter acesso a outros conteúdos e muitas novidades do mundo pet.

Plamev Pet, o jeito inteligente de cuidar do seu peludinho! 🐶🐱🐾