fbpx

6 cheiros que o seu cachorro não gosta

Todo mundo sabe que o olfato dos cães é um dos sentidos mais desenvolvidos da natureza!!

Eles possuem até 300 milhões de células olfativas contra 5 milhões dos seres humanos.

Com um sentido tão sensível, alguns cheiros agradáveis para nós, podem ser incômodos e até prejudicais para os peludinhos.

Vamos conhecer alguns deles?

 

Cítricos

Todo mundo ama o aroma refrescante! Mas para os cãezinhos, o cheiro de frutas como limão, laranja e óleos cítricos é insuportável. Em alguns casos, pode até causar irritação nas vias respiratórias do pet. Quando utilizar produtos com características cítricas tome cuidado com o peludinho.

Pimenta

Este alimento possui compostos químicos naturais chamados capsaicinas que produzem um cheiro desagradável e agressivo para o pet. Alimentos apimentados também não devem ser compartilhados com os cães.

Esmalte

Repleto de produtos químicos, no momento de passar esmalte, é melhor se afastar do peludinho. Compostos como formaldeído e nitrocelulos provocam espirros e coceiras no focinho do pet. A acetona também é um produto prejudicial.

Cloro e produtos de limpeza

Nada como cheirinho de limpeza em casa, certo? Mas para os pets isso pode ser um sofrimento. O cloro, por exemplo, se inalado diretamente pode provocar até mesmo irritação no esôfago do seu melhor amigo. Durante a faxina da casa, tente se programar para que o pet esteja fora do alcance desses produtos. Se alguém puder sair e passear com ele, melhor ainda!

Álcool

Em todas as suas versões, o cheiro de álcool é incômodo para os cachorros. Bebidas alcóolicas, produtos de limpeza e álcool gel podem provocar irritação nos pets. Evite limpar possíveis feridas do peludinho com o produto e na higienização das patas, em tempos de COVID, dê preferência à água e sabão.

Vinagre

Outro aroma insuportável para os cães é o do vinagre. Embora algumas pessoas utilizem o vinagre de maçã para higiene do pet, nunca utilize o produto puro ou direto na cabeça do peludinho, mas sempre diluído no xampu até o cheiro forte sumir.

Importante

Alguns desses produtos são aliados para se evitar que os cães façam xixi no lugar errado, mas ao utilizá-los como “repelente”, tome extremo cuidado para não provocar irritação ou desconforto no peludinho.